quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Ponta Grossa - Professores do Cescage concluem 2ª obra sobre ‘Quilombos Brasileiros’

Dra. Priscila Sutil de Oliveira e Dr. Alencar Frederico Margraf Foto: divulgação
Os professores de Direito, Alencar Frederico Margraf e Priscila Sutil de Oliveira, concluíram a 2ª Edição do livro ‘Quilombos Brasileiros’. A obra da editora LumenJuris tem na apresentação o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sergio Luiz Kukina e prefácio do professor pós-Doutor Rafael de Lazari.

A produção revisada e ampliada trouxe de maneira imparcial e consubstanciada em obras escrita por autores da época, um estudo a respeito da atuação do Cristianismo frente à política escravocrata brasileira, com intuito de esclarecer algumas inverdades repetidas ao longo dos séculos.

“Por muito tempo buscou-se uma explicação divina ou religiosa para justificar a escravidão e apesar de inexistir trechos claros de apoio à submissão humana e à degradação da carne, muitos passaram a utilizar duma passagem bíblica, de certa forma, isolada das demais para defender a instituição escravocrata”, afirmam os autores Alencar e Priscila.

Os escritores relatam que no período da colonização do Brasil foi defendido que o escravo deveria servir a seu senhor e que, em outro momento, sua alma seria encaminhada diretamente ao céu, pois lá eles encontrariam a liberdade, mas a liberdade espiritual.

“O que muitas pessoas não entendem é o fato de que neste período estava consolidada a ruptura entre Igreja e Estado, sendo este responsável por toda organização e regulamentação de comportamento entre seu povo e os povos estrangeiros, enquanto que à Igreja competia os cuidados da alma e do espírito, não podendo se envolver e interferir sobre a política aplicada dentro de determinados territórios”, concluem os autores.

Fonte: CESCAGE

EU CONCILIO

EU CONCILIO
Eu Concilio - Mediação e Conciliação

Postagem em destaque

Filosofia de rua - parte 10 - Final da Série por Emerson Pugsley

Foto: divulgação Fechamos as cortinas, para esta sequência, de pequenas crônicas, sobre o cotidiano da cidade de Ponta Grossa e também ...

Postagens mais visitadas da semana

CONTATO

E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com
Cel.: (42) 9.8874-8154

FALE CONOSCO:

Nome

E-mail *

Mensagem *