segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Meus Escritos: A crônica do trânsito local

Todos os dias, saio para trabalhar cedinho e retorno no final da tarde. Lógico, enfrentando as dificuldades do trânsito de Ponta Grossa.

Carros, caminhões, ônibus grandes e pequenos, motos, bicicletas e pedestres, todos reunidos em estreitas e bagunçadas ruas e avenidas.

Na atual gestão, já tivemos implantação de mão inglesa, ampliação do estacionamento regulamentado, conhecido por Zona Azul, e agora o projeto da vez, é levar o congestionamento maior, para a Rua do Rosário, famosa pelas dificuldades que já possui atualmente, nos horários de maior e menor movimento.

Desta forma, os nossos políticos e planejadores locais, pensam que vão melhorar a Avenida Vicente Machado.
Na minha forma de pensar, todas estas tentativas já foram feitas em gestões passadas e nenhum efeito positivo tiveram. E tudo voltou como era antes das alterações. Agora querem tudo outra vez.

Posso estar errado e tudo dar certo desta vez. Seria a melhor coisa a nós todos que dependemos de ir e voltar.

Faça o exercício, de pegar um ônibus qualquer, depois das dezoito horas. Vai vê-lo engatinhando pelas ruas centrais, pois não temos qualquer resquício de melhoras no escoamento de carros em geral.

Uma cena, que já faz parte dos nossos dias, são motos e veículos destruídos pelas esquinas. Vítimas a todo o instante, deixando o sangue no asfalto. Quem são os culpados? Todos nós, pois nos conformamos com as coisas do jeito que elas são.

Planejar o trânsito, deveria ser meta principal a ser atingida. Nossa cidade não é mais uma “rota de tropeiros” com carreiros. Estamos crescendo demais e se não tivermos melhorias, o caos vai ocupar espaço.

Por exemplo, cito a discussão em torno da construção ou não, das famosas e modernas torres na região do Jardim América. Entre prós e contras, ninguém pensou como faríamos com o trânsito daquele bairro, de calmas ruas, onde pessoas caminham tranquilamente, árvores derrubam suas folhas e a paz reina. Tudo poderá mudar dentro de algum tempo. 

Não estou defendendo nenhum ponto de vista, somente mostrando a realidade. Se queremos o desenvolvimento, devemos priorizar o planejamento.

Pode parecer bobagem para alguns, mas a solução é construir viadutos, ligando o centro aos bairros, os bairros até as vilas e assim por diante.

E viva o congestionamento!!!

EU CONCILIO

EU CONCILIO
Eu Concilio - Mediação e Conciliação

Postagem em destaque

Novo Portal da Assembleia Legislativa do Paraná

Assembleia lança novo portal de notícias. Créditos: Orlando Kissner/Alep O novo portal de informações da Assembleia Legislativa do Para...

Postagens mais visitadas da semana

CONTATO

E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com
Cel.: (42) 9.8874-8154

FALE CONOSCO:

Nome

E-mail *

Mensagem *