segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Curitiba - Festival da Cachaça será realizado a partir desta quinta (5)

Evento traz personalidades do mundo da cachaça, 
degustação às cegas e Alambique Escola como destaque Foto: divulgação
De 5 a 8 de outubro acontece a 6ª edição do Cacharitiba – Cachaça é a bebida do Brasil, no Mercado Municipal de Curitiba. 
O evento traz personalidades do mundo da cachaça e da gastronomia curitibana. O tema, cuidadosamente escolhido, ressalta o valor da cachaça para o Brasil. Sabendo que esta é a bebida mais brasileira, exclusivamente nacional e considerada patrimônio do país.

Com o objetivo de divulgar a bebida, desmistificando e aumentando seu público consumidor, Cacharitiba difunde a cultura da cachaça, quebra preconceitos e enaltece uma bebida brasileira. Estima-se que o público seja o dobro da última edição. O evento engloba desde o processo de produção até o momento da degustação.

O Cacharitiba traz produtores de cachaça de diversas regiões do Brasil para expor seus produtos com degustação orientada e gratuita para o público. Focando em oferecer cultura e conhecimento sobre o destilado típico do Brasil, mostra a qualidade e diversidade da cachaça e como consequência, promove o comércio do produto na cidade de Curitiba.

Consumidores interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a bebida e dispostos a desfrutar melhor da degustação, aproveitam o Cacharitiba para elevar seu patamar de informações sobre o destilado, além de possibilitar o aperfeiçoamento de profissionais que trabalham com a cachaça, como garçons, chefes de cozinha, entre outros.
  
Novidades 2017 | Carreta Alambique-Escola e Vitrine da cachaça
A Carreta Alambique-Escola é um veículo preparado para rodar o país inteiro produzindo cachaça e ampliando a informação sobre a cachaça. Da moagem à destilação e ao envelhecimento, todas as fase da preparação da bebida serão demonstradas por especialistas, momento propício para o público conhecer de perto um alambique.

Já a Vitrine da Cachaça conta com produtores em contato direto com o público. São 26 alambiques presentes, representando quatro grandes regiões brasileiras e expondo centenas de cachaças. Toda degustação gratuita.
E o que também chama atenção a cada edição, é o concurso informal de degustação às cegas para o público visitante.  

Gastronomia no Cacharitiba
O evento também irá oportunizar a degustação de drinks e pratos preparados com cachaça, contando com a presença de Délio Canabrava (Bar Cana Benta), Gilly Zapellini (Mustang Sally), Lauro de Miranda (Coach de Consciência Alimentar) e Andrew Guilherme (Ananã Coquetéis).

Participação especial no evento
- Renato Frascino: técnico sensorial de bebidas e alimentos desde 1977, júri do Concurso Mundial de Bruxelas há 15 anos.
- Agenor Maccari Jr.: cachaça Porto Morretes, eleita a melhor do Brasil nos últimos dois anos.
- Francisco Locatelli: presidente da Confraria Paranaense da Cachaça.
- Grabriel  Vasquez: sommelier da Bodebrown.

História
O Cacharitiba surgiu em 2012 e vem acontecendo com sucesso em todas as edições. Procurando sempre consolidar a cachaça como uma bebida de alto nível, complexa e deliciosa se bem produzida.

Com produtores de todo o país, a 6ª edição vem para comemorar a ascensão da cachaça no mercado brasileiro e mundial, mas ainda continua com seu viés educacional, divulgando e apresentando a bebida aos novos apreciadores.

Segundo um dos idealizadores e organizadores do evento, Heric Girardello, “o Cacharitiba surgiu de uma oportunidade de realizar um curso de Cachacier em Curitiba, em parceria com o Manoel Agostinho [pesquisador do ramo e cachacier]. Com isso, pensamos, então, em fazer uma minifeira dos produtores e a ideia cresceu. Hoje em dia, o curso deixou de existir e a feira virou o evento em si”, conta.

Serviço
Local | Mercado Municipal de Curitiba Avenida Sete de Setembro, 1865 – Centro
Dias | 05 a 08 de outubro de 2017
Entrada Livre

Realizacao | Ascesme
Organização | Vô Milano
Apoio | Porto Morretes, Mercado Municipal de Curitiba, Serra da Graciosa, Confraria Paranaense da Cachaça, Bodebrown, Cana Benta e Fiep.

Das Assessorias 

EU CONCILIO

EU CONCILIO
Eu Concilio - Mediação e Conciliação

Postagem em destaque

Filosofia de rua - parte 10 - Final da Série por Emerson Pugsley

Foto: divulgação Fechamos as cortinas, para esta sequência, de pequenas crônicas, sobre o cotidiano da cidade de Ponta Grossa e também ...

Postagens mais visitadas da semana

CONTATO

E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com
Cel.: (42) 9.8874-8154

FALE CONOSCO:

Nome

E-mail *

Mensagem *