quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Ponta Grossa - Startups buscam crescimento com apoio do Sebrae/PR

Programa de pré-aceleração do Sebrae/PR auxilia startups de Ponta Grossa
 e região a definirem seus modelos de negócios  Foto: divulgação
Desde maio deste ano, 10 startups estão participando do Startup PR – Ponta Grossa, programa de pré-aceleração, que acontece no escritório regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa. 

O programa auxilia startups a definirem seus modelos de negócios com capacitações e mentorias especializadas. A iniciativa tem como base metodologia de pré-aceleração do Vale do Silício, nos Estados Unidos, e foco em modelos de negócios inovadores.

O programa tem duas fases que são a ideação, que aconteceu de maio a julho, para os participantes que tinham uma ideia de negócio ou estavam começando a validar o modelo no mercado, e a operação, que vai de agosto até outubro. Nesta segunda etapa, são analisadas desde os tipos de receitas até as tecnologias existentes e disponíveis no mercado.

“Desde que teve início o programa em Ponta Grossa, a programação é alternada semanalmente entre workshops e mentorias. Primeiramente foi trabalhado o desenvolvimento da ideia e a validação no mercado. Em agosto, iniciamos a fase de operação, com workshops sobre o melhor modelo de receita para o negócio, a validação com o mercado, entre outros treinamentos”, explica a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral Orita.

Ainda estão previstos workshops sobre as tecnologias disponíveis no mercado e sobre o pitch, que é uma ferramenta utilizada pelos empreendedores para apresentar seu modelo de negócio. “No final do mês de outubro as startups serão apresentadas para uma banca de avaliação. Já em novembro participam do evento estadual, que será realizado no Sebrae/PR, em Curitiba, com a presença dos destaques do ano”, pontua.

Dentro da iniciativa, o Sebrae/PR facilita ainda o contato com investidores e parceiros para as startups. Os benefícios para quem participa do programa incluem treinamentos especializados, mentorias individuais e coletivas, encontros e apoio na participação de eventos. “As startups participarão da Campus Weekend, uma versão da Campus Party, que acontecerá em outubro, em Pato Branco e, no mesmo mês, estarão presente no Case, maior evento para startups da América Latina. Isso demonstra os benefícios de fazer parte dos programas do Sebrae/PR”, reforça a consultora.

Responsável pela operação da startup Mestre Obra, Lucas Teodoro, conta que o programa facilita o contato com empreendedores, o que não é possível no dia a dia. “Conseguimos ter uma visão mais crítica e analítica dos negócios a partir das conversas com os consultores e empreendedores de renome no mercado. A cada mentoria e workshop conseguimos obter dicas valiosas e uma visão mais ampla das pessoas de sucesso”, diz.  A plataforma da startup Mestre Obras alia a facilidade do mundo digital com a necessidade crescente de pessoas em busca de projetos de novas obras, reformas ou manutenção em suas residências ou escritórios.

Thiago Scremin, Print4me, atribui os benefícios do programa às mentorias individuais, com o aprimoramento das ideias. Segundo ele, a previsão é lançar o serviço em janeiro de 2018 e oferecer ao mercado uma plataforma que oferece serviços em 3D, com o cadastro dos prestadores de serviços e outro para clientes. “Fazemos o intermédio entre as partes, provendo a logística de transporte, por exemplo”, explica.

O programa de pré-aceleração de startups do Sebrae/PR também despertou a atenção do empresário Bruno Vieira de Lima, da Blass, aplicativo que visa auxiliar a leitura de deficientes visuais por meio de um óculos sensível ao foco que a pessoa der. “Constatei a evolução das mentorias e o nível alto dos profissionais e consultores focados em startups. Ampliamos nossa visão a respeito de algumas potencialidades que podem ser aproveitadas”, testemunha.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, alto potencial, potencialização, liderança e startups.  

Fonte: Sebrae/PR

EU CONCILIO

EU CONCILIO
Eu Concilio - Mediação e Conciliação

Postagem em destaque

Münchenfest começa dia 28 e mantém tradição germânica

Foto: divulgação A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), anunciou a data de realização da 30ª...

Postagens mais visitadas da semana

CONTATO

Telefone: (42) 98874-8154 WhatsApp E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com