segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Ponta Grossa - Escritora ponta-grossense relata 'bagagem' trazida da França

Ana Rezende tem 25 anos e é autora do livro 'Relato de Nós Dois'
A escritora e publicitária Ana Rezende viajou recentemente para Paris e trouxe muita bagagem cultural consigo para Ponta Grossa. O que mais a chamou atenção durante a viagem foi a forma como a leitura é importante e valorizada na França.
"Em qualquer lugar, qualquer mesmo, você vê pessoas lendo. Seja no metrô, no ônibus, no trem, andando na rua, em cafés e lojas, e em praças, tanto pessoas jovens como adultas, livros ou revistas, sempre há uma leitura nas mãos. Nas praças e jardins, pontos turísticos que estão sempre cheios, você consegue ler tranquilamente porque as pessoas respeitam o seu silêncio e a sua leitura. O respeito em ambientes públicos é incrível", conta Ana.
Ana foi a muitos sebos e livrarias e também a 'sebos no meio da rua', com livros muito baratos, obras clássicas por 1€ em bom estado de conservação. Além disso, um aspecto observado por Ana foi a questão cultural. "Eles valorizam muito tudo que é cultural: museus, teatros, óperas, cinemas, ou qualquer outro evento que esteja acontecendo está sempre cheio. Em toda a cidade encontra-se vestígios da antiga cidade romana, grandes abadias medievais, esplendores góticos, arquitetura clássica e coleções napoleônicas, tudo é uma experiência cultural que não tem como não trazer consigo para o Brasil", relata.
A escritora explica que aqui no Brasil a literatura é bem vista, porém ainda há muitos jovens que acabam deixando de lado esse gosto cultural em meio a tanta tecnologia. Ana pretende voltar para lá e aprender mais ainda sobre a cultura e literatura do país. Atualmente, Ana segue com projetos em Ponta Grossa de incentivo à leitura. Quem quiser pode acompanhar os trabalhos dela pela página: https://www.facebook.com/anarezendes/.

GRUPO WHATSAPP

Postagens mais visitadas da semana

FALE CONOSCO

FALE CONOSCO
E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com Cel.: (42) 98874-8154