segunda-feira, 13 de março de 2017

Dia de Campo do Cescage reúne centenas de visitantes

Foto: divulgação
A 13ª Edição do Dia de Campo Cescage contou com centenas de visitantes, no último sábado (11), na Fazenda Escola Cescage, entre eles estudantes, pais, produtores rurais, autoridades e comunidade em geral.

Foto: divulgação
A realização foi uma promoção das Faculdades Cescage, através dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.  O Campo Demonstrativo e Experimental da Fazenda Escola Cescage, que fica no Distrito Industrial, trouxe a participação de nove empresas que apresentaram os novos cultivares de milho, soja e feijão. Os participantes conheceram as novas tecnologias agropecuárias disponíveis no mercado.
Foto: divulgação
Nas baias de animais do Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal - Cescage Genética, os profissionais apresentaram genéticas de animais de pequeno, médio e grande porte. Foram apresentadas diversas raças de cães, ovinos, caprinos, equinos, bovinos. O Cescage Genética conta com mais de 800 animais. São em torno de 600 ovinos e caprinos, 80 bovinos, 20 cavalos de raça, além de 10 cães.  Deste total, 120 são doadores de embriões dos principais rebanhos de genética do Brasil. Além das pesquisas o Cescage Genética comercializa embriões de raças geneticamente superiores de ovinos, caprinos, equinos e bovinos.
Edilson Gorte, Presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Ivonei Afonso Vieira, Secretário Municipal de Agricultura de Ponta Grossa, José Sebastião Fagundes Cunha, sócio proprietário do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE e o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Ponta Grossa, Leandro Soares Machado

O desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), e sócio-proprietário do Cescage, José Sebastião Fagundes Cunha, comentou sobre o sucesso do evento. “Essa é uma realização de todos do Cescage. Temos que agradecer a participação de todos os alunos e dos pais que depositam a confiança em nosso trabalho. Todos que passaram pela fazenda conheceram o trabalho sério e de qualidade que realizamos”, enalteceu. O prefeito Marcelo Rangel, ressaltou o trabalho do Cescage no Ensino Superior. “O Cescage participa diretamente no desenvolvimento da cidade. Quando as indústrias escolhem a cidade para suas instalações, apresentamos esse diferencial de mão de obra qualificada. São profissionais que fazem a diferença no mercado de trabalho”, finalizou. O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Afonso Vieira, disse que o campo necessita de pesquisas para aumentar a produtividade. “A ciência e a prática são fundamentais para o desenvolvimento das práticas no campo, esse estudo a disposição dos produtores geram rentabilidade”, comentou.

O Dia de Campo Cescage apresentou através de pesquisadores e profissionais o funcionamento, aplicações e resultados dos produtos e animais em exposição. O coordenador do curso de Agronomia, Jean Olinik, comentou que os mais de 5 mil hectares de pesquisa fazem a diferença no campo. “Apresentamos os novos cultivares, mostrando o que há de melhor para todos os visitantes. Todos saíram daqui com uma nova perspectivava de pesquisa”, disse. A estudante de Agronomia, Angela Mochinski, relatou a participação no Dia de Campo. “É uma oportunidade de conhecer as pesquisas que podem ser realizadas no campo. A teoria das aulas não são suficientes para absorver tudo, por isso, a necessidade de participar deste evento”, comentou. A acadêmica de Medicina Veterinária, Meiry Larissa Tertuliano, falou da expectativa de participar do evento. “Podemos ver animais de diversas raças e de várias cidades, com as explicações dos profissionais conseguimos atualizar os nossos conhecimentos”, disse.

Cescage Genética
O Cescage Genética atua na produção de sêmen e embriões in vitro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos e pesquisa a produção de embriões in vivo de ovinos e caprinos. Para isto, possui o Centro de Coleta e Processamento de Sêmen (CCPS), o Centro de Produção In Vitro de Embriões (CPIVE) e o Centro de Coleta e Processamento de Embriões (CCPE), todos registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Idealizado pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), José Sebastião Fagundes Cunha, sócio-proprietário do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE, mantenedor das Faculdades Integradas dos Campos Gerais, Cursos de Agronomia e de Medicina Veterinária, dentre outros, fundou em 2005 o primeiro Laboratório de Biotecnologia de Reprodução Animal do Sul do Brasil credenciado perante o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e denominando-o como Cescage Genética.

Iniciou oferecendo os trabalhos de coleta e processamento de sêmen, programas de inseminação, coleta, congelamento e transferência de embriões, em caprinos e ovinos. Realizou com as Faculdades Cescage os Cursos de Inseminação Artificial Transcervical e por Laparoscopia, de Transferência de Embriões e outros. Recentemente junto com a ABCC – Associação Brasileira de Criadores de Caprinos ministrou curso para habilitar seus técnicos de avaliação. Posteriormente, passou a processar a fertilização in vitro, importação e exportação de sêmen, embriões e animais. Realiza um processo constante de atualização de seus técnicos e de melhoramento das instalações de manejo e estada dos animais, garantindo contratualmente a infraestrutura necessária para o bem-estar dos animais nele alojados.

O Cescage Genética realiza trabalhos desde a hospedagem de matrizes e reprodutores, com a tranquilidade de uma equipe multidisciplinar acompanhada por cerca de oitenta docentes das Faculdades de Agronomia e de Medicina Veterinária. Engloba desde a criação e multiplicação com as mais modernas tecnologias, nos nossos laboratórios, os melhores laboratórios do País, com um Programa Permanente de Aperfeiçoamento constantemente aprimorando técnicas e serviços até a importação e exportação de sêmen, embriões, matrizes e reprodutores. Prover o mercado de sêmen, embriões, prenhezes, matrizes e reprodutores de altíssima qualidade genética.

Parcerias com as comunidades e iniciativa privada
A Cescage Genética está celebrando convênios com as Prefeituras, Associações e Sindicatos Rurais, estão sendo desencadeados "programas pilotos", de Inseminação Artificial e assistência técnica dentro da área de reprodução, ficando sob nossa responsabilidade o treinamento da mão de obra qualificada, seleção do rebanho, implantação dos programas de I.A, inclusive subsidiando em parte estes programas, com a doação de sêmen do nosso banco.

Meio Ambiente
A matriz da empresa utiliza de biodigestores e fossa séptica, além de realizar coleta de lixo reciclável, entregue à cooperativa de reciclagem, e do lixo orgânico, que passa pelo processo de compostagem. O CESCAGE mantém parcerias institucionais com a Universidade de Coimbra – Portugal e a Universidade Pablo Olavid – Svilha – Espanha, dentre outros, mantém através de convênios de cooperação técnica, relacionamento com instituições de ensino e pesquisa como o IAPAR), do qual vem utilizando reprodutores bovinos testados pela própria instituição, além de mutualmente promoverem as condições necessárias para experimentação na área de fertilização "in vitro" dentro desta espécie. O IAPAR, dentro desta filosofia, também tem se constituído um significante parceiro desde o início de nossas atividades, inclusive disponibilizando pesquisadores que atuam na Cescage Genética.

EU CONCILIO

EU CONCILIO
Eu Concilio - Mediação e Conciliação

Postagens mais visitadas da semana

CONTATO

E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com
Cel.: (42) 9.8874-8154

FALE CONOSCO:

Nome

E-mail *

Mensagem *