segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Gestores do Sul de Minas conhecem projeto de cidade digital de Varginha

Como planejar uma cidade digital e os caminhos para sua implantação serão assuntos tratados por gestores durante o I Fórum de Cidades Digitais do Sul de Minas, que será realizado em Varginha no dia 23 deste mês. 

O evento, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Varginha, é gratuito para servidores públicos e tem como pauta a modernização de gestão e desenvolvimento dos municípios por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. As inscrições podem ser feitas pelo www.forum.redecidadedigital.com.br

Com um projeto pronto para ser licitado, Varginha se prepara para criar a infovia que interligará os 98 prédios públicos espalhados pelo seu território, substituindo a atual rede de rádios pela conexão em fibra óptica. 

O chefe do Departamento de Tecnologia da Informação de Varginha, Luciano Ferroni, frisa que a ideia é apresentar as principais iniciativas em andamento, entre eles os investimentos tecnológicos feitos em Educação, e como a cidade se estruturou para os próximos passos planejados. 

“Temos como espelho Pinhais (PR), que é uma cidade com o mesmo porte de Varginha. Sabemos o que queremos e o que precisamos, mas a infovia é parte fundamental nesse processo”, afirma sobre a infraestrutura necessária.

Este é o primeiro evento da RCD em Minas Gerais. Ao longo dos últimos anos, a iniciativa de estímulo ao surgimento das cidades inteligentes realizou mais de 20 fóruns regionais nos três estados do Sul do país, com um total de participação de mais de 500 municípios, além de Congressos Estaduais de Cidades Digitais. Para Ferroni, o Forum surge como uma oportunidade para que as Prefeituras do Sul Minas iniciem o processo de inovação em suas localidades. 

“Vejo que este fórum vai fomentar muito a nossa região, pois as cidades que não fizerem vão ficar para traz. É um caminho sem volta. Todos os nossos projetos foram desenvolvidos a partir dos eventos da RCD. Participar dos fóruns me ajudou a clarear muito as ideias”, destaca o profissional.

O projeto de cidade digital de Varginha inclui também ampliar a inclusão digital no município. Segundo Ferroni, diversos pontos públicos serão beneficiados com o sinal wi-fi gratuito, como a Concha Acústica, Estádio Municipal e Unidades de Saúde, por exemplo. Atualmente, mais de 25 mil usuários estão cadastrados na rede localizada na Praça Central da cidade, local onde se concentra o transporte coletivo. São cerca de 12 mil acessos diários.

Os próximos pontos com internet gratuita devem ser a Rodoviária e o Aeroporto de Varginha.

Fórum – A programação do I Fórum de Cidades Digitais do Sul de Minas envolve a apresentação de soluções de mercado, modelos em andamento nas localidades, políticas públicas e linhas de financiamento para as cidades digitais. “O objetivo é promover a troca de experiências e aproximar gestores das novas tecnologias, facilitando o planejamento e investimentos no setor. Não existe outro caminho para melhorar a qualidade de vida das pessoas e o atendimento no serviço público se não pela tecnologia”, frisa o diretor da RCD, José Marinho.

O evento tem o patrocínio da ENW e apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Sapucaí (AMBASP) e da Associação Brasileira de Internet (Abranet).

Serviço:
I Fórum de Cidades Digitais do Sul de Minas
23 de fevereiro, em Varginha
Inscrições gratuitas para servidores públicos

Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812.

EU CONCILIO

EU CONCILIO
Eu Concilio - Mediação e Conciliação

Postagens mais visitadas da semana

CONTATO

E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com
Cel.: (42) 9.8874-8154

FALE CONOSCO:

Nome

E-mail *

Mensagem *