quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Projeto de Revitalização Rua da Estação, em Ponta Grossa, é apresentado para empresários

Foto: divulgação
Ações previstas no Projeto de Revitalização da Rua da Estação tem o objetivo de tornar a região do Quadrilátero Histórico atraente para o consumidor e visitante de Ponta Grossa.

Foto: divulgação
Empresários de Ponta Grossa que estão na região do chamado “Quadrilátero Histórico”, que compreende o perímetro entre a rua Fernandes Pinheiro até o Mercado Municipal, num total aproximado de 11 quadras, conheceram ontem 24 de novembro, na Estação Arte, mais detalhes do Projeto de Revitalização da Rua da Estação. 

O projeto é uma iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e Sebrae/PR, com a participação Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), RPC, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e Prefeitura de Ponta Grossa.

O projeto busca valorizar a história e cultura do perímetro que já foi um dos mais importantes da cidade e abriga, até hoje, hospedarias, hotéis e importantes pontos comerciais. Além disso, a iniciativa propõe ações que reflitam na melhoria do ambiente de negócios, promovendo a competividade de empresas já estabelecidas e a atração de novos negócios para a região. As entidades envolvidas no projeto compõem o Comitê Gestor Municipal do Quadrilátero Histórico, que atua diretamente no planejamento e execução do projeto. 

Desde que o Projeto de Revitalização da Rua da Estação foi lançado em 2015, segundo a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, algumas melhorias são visíveis na região, a exemplo da segurança pública, com a instalação de novas câmeras de monitoramento, reforço de Guardas Municipais e novos postes de iluminação.  Também foram realizados eventos com o objetivo de valorizar a região histórica, como o Arraia da Estação, Beer Day, entre outros. Além disso, cursos de qualificação e consultorias estão sendo oferecidos aos empresários.

“Nossa intenção com o evento é que o empresário da cidade de Ponta Grossa compre a ideia do projeto e faça parte dele. Estão incluídas ações que vão beneficiar a região como um todo e que vão refletir na valorização histórica, em um novo espaço para passeios e compras”, diz o coordenador estadual dos projetos de Varejo, Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior. 

O diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio PR, Rodrigo Rosalem, acredita que o Projeto de Revitalização da Rua da Estação precisa do engajamento dos empresários, com lojas mais atrativas, com produtos e atendimento de qualidade. “Quantos mais empresários participarem mais força terá o projeto”, reforça, ao citar exemplos exitosos já realizados no Estado, como a revitalização do Paço Municipal em Curitiba, que foi restaurado e tornou-se um dos principais centros culturais e turísticos da capital paranaense. 

Case de sucesso 
A empresária curitibana Alexane Salles, sócia-proprietária do Hotel Blumenau, compartilhou sua experiência ao integrar a Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba, criada com o objetivo de fortalecer os empresários da região e valorizar a identidade histórica e cultural e fomentar o desenvolvimento econômico.  Em 2013, ela e mais uma sócia adquiriram o estabelecimento que já existia há mais de 40 anos e, a partir disso, integraram a Rede.

“Reformamos o imóvel e apostamos no potencial da região. Acredito que o engajamento dos empresários é de extrema importância, pois são eles que conhecem as necessidades de sua região. Ao apontar suas demandas é possível constatar o que está sendo executado”, conclui Alexane. 

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.    

Fonte: Sebrae/PR

EU CONCILIO

EU CONCILIO
Eu Concilio - Mediação e Conciliação

Postagens mais visitadas da semana

CONTATO

E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com
Cel.: (42) 9.8874-8154

FALE CONOSCO:

Nome

E-mail *

Mensagem *