terça-feira, 22 de novembro de 2016

Gestores e professores recebem o Prêmio Educação Empreendedora do Sebrae/PR

Diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, no Prêmio Educação Empreendedora. 
Crédito da foto: Luiz Costa 
Em cerimônia realizada em Curitiba, municípios, professores e instituições de ensino receberam o reconhecimento por suas ações de estímulo e inclusão da cultura do empreendedorismo em ambiente escolar.
São Mateus do Sul, Tibagi, Mato Rico e Nova Tebas foram premiados pela regional Centro. 
Crédito da foto: Luiz Costa. 
Em clima de festa, o Sebrae/PR premiou no último dia 17 de novembro, professores, Instituições de Ensino Superior e municípios que apresentaram as iniciativas mais expressivas na área da Educação Empreendedora em diferentes regiões do Estado. A ação inédita da entidade teve como objetivo identificar, estimular e difundir as melhores práticas e resultados em Educação Empreendedora no Paraná. Ao todo, foram 278 inscritos, de todas as regiões do Estado.

A cerimônia de premiação reuniu prefeitos, secretários da área de Educação, gestores e professores que receberam troféus e certificados como reconhecimento pela parceria e engajamento dentro do Programa Educação Empreendedora, cujo foco é o desenvolvimento do potencial empreendedor e criativo dos estudantes paranaenses, para aplicação dos conhecimentos adquiridos no mundo dos negócios e no trabalho. 

Abrindo a premiação, o diretor de Operações Julio Cezar Agostini destacou a atuação da entidade na área educacional. “É nossa responsabilidade dinamizar a cultura empreendedora no País. É um legado que trará frutos no futuro, com uma nova geração de brasileiros mais empreendedores. Nem todos os estudantes se tornarão, um dia, empreendedores, mas todos estarão prontos para agir de forma empreendedora em suas áreas de atividade.”

A secretária de Estado da Educação (Seed), Ana Seres, esteve no evento e relembrou a parceria de muitos anos com a entidade. “Na época em que fui secretária municipal de Educação em Pato Branco, realizamos com o Sebrae/PR um dos melhores projetos de empreendedorismo, para alunos da educação integral. Quando assumi a Secretaria de Educação no Estado, não pude deixar de lado essa parceria. A boa notícia é que, em 2017, iremos dobrar o número de turmas e alunos atendidos”, declara Ana Seres.  

“Faz parte da missão do Sebrae/PR promover o empreendedorismo como forma de preparar cidadãos com uma visão mais empreendedora, independentemente da área em que atuem, que sejam capazes de fazer a diferença em suas comunidades e de mudar o mundo. Para isso, precisamos da parceria com os municípios, com as instituições de ensino, gestores e, principalmente, com os professores, que levam o conhecimento para nossos alunos”, destaca o diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta. 

Vencedores
Receberam troféu e certificado os municípios paranaenses que implantaram o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP) em 100% das escolas de Ensino Fundamental. Na região Norte, foram premiados os municípios de São João do Ivaí, Apucarana, Londrina, Ibiporã, Congonhinhas e Santana do Itararé. São Mateus do Sul, Tibagi, Mato Rico e Nova Tebas foram premiados pela regional Centro, e Barracão, Capanema, Manfrinópolis, Planalto e São Jorge D´Oeste pela regional Sudoeste.

Na região Oeste do Estado, foram premiados os municípios de Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Tupãssi, Céu Azul, Nova Laranjeiras, Foz do Jordão, Santa Helena e Virmond. Altônia, Goioerê, Icaraíma, Mamborê, Marilena, Nova Londrina, Santa Fé e Umuarama foram premiados pela regional Noroeste, e Rio Branco do Sul, Quitandinha, Campo do Tenente e Mandirituba pela regional Leste.

Na categoria Professores de Ensino Fundamental 1º ciclo, a premiada em nível estadual foi Marilene Catarina Allievi Rodrigues, da Escola Municipal Maria Zuchinalli Slongo, de Barracão, região Sudoeste. O projeto vencedor foi focado no desenvolvimento pessoal e na conscientização sobre o meio ambiente. “Foi um trabalho feito além da escola, que envolveu a família e a comunidade. Estou muito satisfeita com os resultados e principalmente pelas crianças, que aprenderam e levaram os ensinamentos para casa”, comemora.

O vencedor estadual da categoria Professores de Ensino Fundamental 2º ciclo foi Dimas Correia, do Colégio Estadual Adélia Bianco Seguro, em Mato Rico, na regional Centro. O trabalho desenvolvido pelo professor teve como base o empreendedorismo social, com ações criativas para um projeto para ser uma fonte de renda alternativa para a comunidade. “Foquei em nossa realidade local, que tem um êxodo rural muito grande, principalmente entre os jovens. Quis mostrar que existem condições de permanecer no município, com trabalhos alternativos, e que podem ser empreendedores no futuro”, diz.

Rodolfo Fiorucci, do Instituto Federal do Paraná de Jacarezinho, na regional Norte, foi o vencedor estadual da categoria Professores de Ensino Médio, propondo uma série de eventos tecnológicos e a criação de uma agência de inovação para empresários locais. “Esse projeto é coletivo, no qual toda a instituição fez parte. Organizamos uma série de eventos como o GeniusCon, as trilhas de startups, e o IFTech, uma exposição em que os estudantes construíram vários protótipos”, conta o vencedor.

Na categoria Instituição de Ensino Superior (IES), a vencedora foi a Pontifícia Universidade Católica (PUC) campi Toledo, por apresentar o maior índice de educação empreendedora do Estado, com núcleos de empreendedorismo e inovação, incubadora e aceleradora de novos negócios, agência PUC de ciências e eventos periódicos. “Esse prêmio nos empolga e motiva a dar continuidade em vários outros projetos que temos em mente”, salienta Renato Tratch, diretor de campus da PUC Toledo.

Os vencedores receberam troféus, certificados e uma viagem para Minas Gerais, para participar de uma missão técnica e conhecer experiências de sucesso em educação empreendedora na Escola Sebrae de Formação Gerencial, no centro de referência de empreendedorismo do Sebrae/MG, e também no Instituto Inhotim, um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.    

 Fonte: Sebrae/PR

EU CONCILIO

EU CONCILIO
Eu Concilio - Mediação e Conciliação

Postagens mais visitadas da semana

CONTATO

E-mail: jornalpontagrossa.com@gmail.com
Cel.: (42) 9.8874-8154

FALE CONOSCO:

Nome

E-mail *

Mensagem *